Ficha Técnica
título original:Pro Dia Nascer Feliz
gênero:Documentário
duração:01 hs 28 min
ano de lançamento:2006
estúdio:Ravina Filmes / Fogo Azul Filmes
distribuidora:João Jardim
direção:
roteiro:João Jardim
produção:Flávio R. Tambellini e João Jardim
música:Dado Villa-Lobos
fotografia:Gustavo Hadba
direção de arte:
figurino:
edição:João Jardim
O documentário Pro Dia Nascer Feliz do diretor João Jardim é uma espécie de janela por onde é possível ver a aspectos da escola brasileira, ou melhor, do sistema educacional do Brasil. Através de um olhar nas relações cotidianas entre professores, alunos e funcionários, além da relação, em alguns casos, da família, escola e alunos, o diretor deste documentário tenta de forma, até então inédita, entender não o sistema a partir de concepções gerais, mas as relações diárias, que a meu ver, consegue de um aspecto micro, explanar como vive a sociedade escolar.
O título do documentário já é sugestivo, segundo o próprio autor em entrevista à TV Câmara diz que o título Pro Dia Nascer Feliz embora homônimo ao título de uma das músicas de Cazuza não foi necessariamente uma inspiração, mas vai no mesmo sentido, uma aspiração. A partir das reflexões nas aulas de Psicologia e Educação é perceptível que este filme consegue demonstrar muitos dos anseios e problemáticas do cotidiano escolar que hoje se vive no país. O professor é posto como o responsável direto e imediato pelo sucesso dos alunos e da escola, mas sem muitas vezes uma estrutura adequada, os professores são muitas vezes bem formados nas disciplinas para os quais se pretendem a orientar os alunos, o que acontece, todavia é que não são preparados à realidade que hoje se encontra a educação escolar no Brasil.
Escolas sem infra-estrutura, alunos marginalizados pela sociedade e daí inclusos pela marginalidade que rodeia hoje em dia as escolas, um tema que o diretor João Jardim elenca é também a desestruturação das famílias, um conceito embora utilizado pela direita moralista de nosso país, não devemos desconsiderar na construção da escola. A família, ou as pessoas que fazem parte do lar dos alunos, é algo que falta no dia a dia das escolas, os próprios pais e/ou responsáveis em grande maioria hoje se abstém de acompanhar o andamento dos filhos na escola, quer seja por por querer, quer seja pela vida corrida que a modernidade impõe. Os próprios pais e/ou responsáveis hoje não vêem mais o ambiente escolar como o lugar de transformação do indivíduo para melhor, um lugar de ascensão, e essa leitura desacreditada da escola, mesmo indiretamente, gera uma leitura dos alunos na mesma direção.
Este documentário observa o cotidiano em escolas em diferentes lugares do país, uma no interior de Pernambuco e as outras no sudeste, no eixo Rio-São Paulo, incluindo uns dos melhores colégios particulares da cidade de São Paulo situado na zona sul da cidade. O interessante é que o documentário não traz conclusões gerais e aponta, por exemplo, as dificuldades dos alunos do colégio particular estudado, apesar de todo um “apoio”, eles sofrem pela pressão, um acúmulo de atividades que muitas vezes é imposta verticalmente. Assim, destarte, é um documentário que mesmo tendo sido rodado há mais de cinco anos, tem muito valor para percebermos um panorama da realidade escolar brasileira. Confiram trecho da entrevista concedida a Tv Câmara (para ver os outros trecho clique no link) pelo diretor João Jardim.
2 comentários:
Atenção! Veja e-mail enviado sobre o estudo dirigido de 01/12/09. Autores de webfolio farão a atividade no LIED.
O estudo aqui exposto faz jus ao filme que tem um carater abrangente e critico, expõe uma boa cratividade e reflete de maneira clara, poderia ser mais profunda nesta, com louvavel pertinencia, mas poderia ter ousado mais e trazido mais exemplos.
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