Metacognição – Pensando sobre o processo de aprender

Author: Raffael /

Os professores têm ainda em sua maioria. Uma postura didática ao entrar em sala de aula de buscar resultados “positivos” de seus alunos, isto é, eles são encarados como fatores que resultarão em um produto: a nota. Muito embora esta prática ainda seja comum, já há larga discussão sobre o processo do aprendizado, de como é a melhor maneira de construir o conhecimento.





No processo ensino-aprendizado, o professor atualmente deve levar em conta, mais do que nunca, fatores que não estão necessariamente na sala de aula, como por exemplo: o cotidiano citadino, o modelo de educação vigente, a conjuntura política, enfim conceitos e práxis geradas pela sociedade da informação na qual vivemos hoje. A metacognição perpassa as estratégias e repertórios utilizados pelo individuo até se chegar à atividade mental e construção do pensamento. Este processo deve ser pautado na autonomia do individuo, ou seja, o alunos deve ser o autogestor do seu aprender, pois assim terá liberdade e responsabilidade em seu próprio aprender e aprendizado.






O professor deve ser o colaborador neste processo, sabendo que aprender não depende somente do que é ensinado, tendo vista que emoções e significados dados ao que se ensina podem levar a aprendizados melhores, a aprendizagem se dá através da resiliência, isto é, transformar um obstáculo em uma solução e aprender com isto. Sobre o aprender, é importante focalizar o processo ao invés do resultado, compreender que o conhecimento é criação humana e não a verdade absoluta e imutável, entender que nunca é tarde para aprender, pois nunca se acaba o tempo de construção do conhecimento, e isto pode ser de variadas formas: musica, dança pintura, leitura, modelagem, dentre outros exemplos. Assim fica que, a metacognição é a compreender o aprender a aprender.


1 comentários:

Ivone Maia de Mello disse...

Vamos ampliar trazendo o exercício que fizemos em sala sobre como você aprende? Que estratégias usa? Vamos relacionar aos elementos da aprendizagem significativa crítica?