Como foi a disciplina EDU 805 - Psicologia da Educação I -A...

Author: Raffael /

Ao iniciar o III semestre da minha licenciatura em História deparei-me com uma disciplina denominada Psicologia da Educação A, como eu já havia feito uma disciplina de Psicologia Geral em outro curso de graduação que não conclui, acreditei que não teria problemas muito grandes em assimilar o conteúdo proposto pela ementa da disciplina, haja vista que já tinha conhecimentos e materiais para o estudo do behaviorismo, gestaltismo, construtivismo de Piaget, sócio-interacionismo de Vygostsky e a psicanálise de Freud e Lacan. Contudo, já na grade percebi que os dois primeiros temas que mencionei não estavam presentes, daí inferi que surgiriam temas novos , como de fato ocorreu, mas o que mais me fez “ estranhar” a disciplina fia metodologia empregada pela professora. Atividades com miscelânea da teoria e da prática e idéias alternativas ao modelo convencional, mas mão idéias para serem aplicadas quando nos tornássemos professores, idéias que eram praticadas enquanto éramos aprendizes de professores, experiências vividas em sala de aula.








Deste modo, percebo que ao fim da disciplina, enquanto aprendizagem individual, apreendi conceitos relevantes para minha formação acadêmica. mas não necessariamente ao conteúdo propriamente, é claro que existiu reapropriações e ressignificações, mas o que de fato me mostrou novo foi a metodologia. Tão novo, que por conta disso me desmotivou, pois sempre tive a sensação que estava caminhando para lugar nenhum, não que seja a um problema da disciplina em si e nem da professora, mas das disciplinas de Educação, pois é, a meu ver, demasiadamente excessivas para falarem quase sempre o mesmo discurso, o que acredito é que deveria ser reduzida a carga horária de muitas disciplinas ou até mesmo extingui-las. Atrelado a essa pequena desmotivação também por não poder na maioria das vezes não chegar no horário da aula que foi antecipado, por sempre está resolvendo outros problemas acadêmicos anteriormente adquiridos e quase sempre sair mais cedo por ter que ir trabalhar, acabou desgastando meu interesse pela, apesar de ter, acredito eu, absorvido os conteúdos de forma satisfatória. (apesar de ter feito a avaliação faltando a elaboração de dois textos da disciplina, mas que pretendo fazer).




Essa mesma falta de motivação que se percebe como que um pouco generalizada com as disciplinas referentes à Educação foi percebi por mim na turma em geral, apesar de sempre entrarmos nas discussões de forma incisiva e nunca deixar de fazer com que não houvesse um esforço de criticidade. Uma das coisas que fez a turma dispersar foi a questão do calendário da Universidade, que faz com que tenhamos aulas em meses que tradicionalmente se está de férias, disto decorre em ter que ir a aula, e, sobretudo com o calor do serão nordestino, apesar de feira não ser nem tão sertão assim, em fins de dezembro, janeiro e fevereiro. Mas no decorrer das sessenta horas da disciplina, percebi que a turma sempre que na medida do possível, esteve disciplinada. Ao se deter à instituição, perceber-se-á que não são oferecidas atividades que possam complementar os conhecimentos adquiridos na disciplina, talvez até por não possuir um núcleo de Psicologia (se tiver, eu desconheço) ou mesmo um curso de graduação nessa área. Outra coisa que é necessário melhorar no que diz respeito à disciplina, é a oferta de obras sobre o assunto na biblioteca, posto que às vezes torna-se dispendioso para o aluno ter que reproduzindo textos na copiadora. No demais, a salas sempre estiveram “no lugar” e os materiais áudios-visuais apesar das limitações da instituição, pois não oferece recurso de som e data show por sala de aula, na disciplina conseguimos utilizá-los quase em todas às vezes de que necessitamos.




Já referente à professora, como já implicitamente exposto na minha avaliação pessoal, surpreendeu por inovar no método de trabalhar, principalmente por procurar se envolver em uma relação mais próxima com os alunos. Já sobre a questão “dar aula” passou sempre segurança ao tratar dos temas propostos e apesar de algumas vezes ter havido certa adversidade com relação à turma, conseguiu administrar a sala e fazendo com que não tivesse muitos abandonos a disciplina, como já era esperado, devido a disciplinas de mesmo cunho teórico: Educação. O método avaliativo, que não podia ser diferente, também foi diferente para a gente, não por simplesmente ser “um texto por aula”, mas por ser livre na forma de fazer, mas obrigatoriamente ter de ser feito, todavia creio no fim da disciplina se não nos acostumamos, aprendemos a disciplinar a realização dos textos. Apesar de todas as estranhezas e preconceitos, foi uma disciplina que considero importante para o currículo de um educador em formação e que no meu caso particular, e acho q posso falar da turma também, será de grande valia para nosso prosseguimento como aprendizes de educador.


0 comentários: