Os seminários temáticos...

Author: Raffael /

O seminário sobre Violência na Escola foi apresentado com explanação oral, a equipe composta por Fabrício Medeiros, Jairo Paranhos e Rafael Dantas discutiu sobre as causas que podem levar a violência na escola e também sobre os tipos de violência existentes. A equipe ainda abordou sobre o tema da família e a escola, que tem haver quase que diretamente à questão da violência na escola. Sobre isto, eles expuseram que a ausência da família pode acarretar malefícios na vida escolar dos filhos.





Sobre as causas vale exemplificar o que foi discutido em sala, existem, pois, segundo a equipe, causa endógenas e exógenas, esta se referem à questão de gênero, influência da mídia, local onde a escola está instalada e também o ambiente familiar, enquanto aquela está ligada à idade e/ou a série do aluno, bem como sua relação com o professor. Um dado importante é estar atento também as formas de violência do professor para com aluno.

Destarte, existem três tipos de violência escolar: na escola, da escola e à escola. Na escola são as agressões físicas ou verbais no ambiente e cotidiano escolar, da escola são as formas de violência institucionais, em casos de omissão ou proteção do corpo docente em prejuízo aos alunos e por último à escola, que tem sua exteriorização na depredação do espaço físico da escola ou até mesmo à agressão física ao corpo docente e funcionários.

Políticas Afirmativas/Etnicidade foi o tema do terceiro seminário, exposto por, Jeovane, Joelma, Josemá, Marcella e Tadeu Baliza que por meio de folders, slides, vídeo clipes e explanação oral apontaram os trabalhos realizados no que se refere à questão racial em Salvador e em Feira de Santana.






Os folders eram das instituições visitadas: Escola Olodum na vida escolar dos filhos dum, Nennuefs (Núcleo de Estudantes Negros e Negras da Universidade Estadual de Feira de Santana) e Instituto Steve Biko. Todas estas entidades buscam a valorização da raiz africana, seja por meio da dança, da música como é mais específico no Olodum, mas também através da consciência política e da militância no movimento negro, que são ações mais comuns ao Steve Biko e ao Nennuefs.

Com um tema bastante parecido da equipe anterior, Fabrícia Rabello, Ítalo Nelli e Tiago expuseram sobre Ações Afirmativas e inclusão social. Com slides e folders de instituições visitadas como a ACOPAMEC (Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão) e a FAMFS (Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana) a equipe mostrou os trabalhos realizados destas instituições junto às comunidades carentes.





A equipe também fez uma longa explanação de como surgiram as ONG’s e de sua importância hoje na nossa sociedade, principalmente na questão da educação, onde o aprendiz de educador deve estar atento que poderá vir a trabalhar em outro modelo de educação fora do convencional instituído pelo governo, o futuro professor deve está preparado para assumir situações deste tipo, muito embora saibamos que a própria universidade não leve o educador em formação a construir este pensamento e a essa postura alternativa.

Sobre a Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional deliberaram Fabiana, Elaine, Eliana, Karine, Késia, Margarete e Raquel. A equipe mostrou vídeos explicativos que demonstraram que esta é uma doença que pode atingir qualquer profissional. No entanto, tem-se verificado nos últimos anos que existe uma maior incidência desta síndrome em professores e para isso é necessário que os professores em formação possam precaver esta doença que pode causar muitos danos à saúde.





Os sintomas dessa síndrome é frustração profissional, ansiedade, desgaste físico e mental além de uma irritação constante. Para prevenir a equipe deu algumas dicas: organizar bem o tempo e decidir quais as prioridades, procurar atividades relaxantes, tirar um dia de folga, ter uma boa alimentação, procurar ajuda profissional quando necessário seja na medicina convencional ou em terapias alternativas, e também discutir os problemas com colegas de profissão.

O último dos seminários trouxe a sala à questão da Educação Especial, com cartazes e slides Jackson, Ludmila, Nailton, Miralva, Tamires Assad e Tamires Cedraz abordaram o tema. Inicialmente foram explanados conceitos relativos à psicopedagogia e os trabalhos realizados no âmbito da psicologia e a educação especial.


A equipe mostrou que a formação de professores nas universidades ainda é muito ineficiente neste aspecto, seja para trabalhar com alunos especiais que necessitem de recursos como a linguagem braile ou de libras, seja para lidar com alunos superdotados ou hiper-ativos em sala de aula. Os futuros professores a serem formados precisam estar cientes de que encontrarão diversas adversidades, principalmente à questão da Educação Especial é necessário conhecer e possuir determinadas técnicas e habilidades, pois caso contrário pode dificultar o aprendizado de alguns alunos.

Assim foram os seminários temáticos...



1 comentários:

Anônimo disse...

Grande parte de seu webfolio reproduz textos disponíveis na internet. A proposta de construção prevista para avaliação da disciplina abre espaço para leitura e pesquisa, mas os escritos devem refletir uma apropriação e construção pessoal.