Considerações sobre o primeiro dia de aula de um educador...

Author: Raffael /

Para qualquer educador iniciar um novo trabalho é sempre um desafio. Não sabemos como a nova turma que iremos trabalhar irá reagir aos métodos com os quais trabalhamos, é por isso que apesar de desde já algum tempo os profissionais da educação procuram que seus novos educandos se apresentem. Esta é uma maneira de fazer com que para além de o educador conhecer a turma, os próprios colegas de classe possam também se conhecer e de se (re)conhecer em alguns casos.



Muito importante é que o professor compreenda que cada turma é singular e cheia de pluralidade, desta forma ele pode utilizar a primeira aula de apresentação para poder perceber o que é comum na turma em que daquele momento em diante irá trabalhar, assim como as especificidades e características peculiares de alguns alunos. Para isso é importante se trabalhar com algumas dinâmicas de interatividade, para que quebre o “gelo” da sala e que a comunicação flua de maneira solta e desprendida de medos e temores.




Dinâmicas boas para esses casos são aquelas que permitam que haja uma interação entre os alunos e que os contemple em sua maioria, permitindo que possa haver troca de informações e interpretações destas informações, e que as experiências sejam transpostas para o grupo da classe inteira, para que cada um possa tentar mostrar aos demais “quem são seus colegas”.



2 comentários:

Ivone Maia de Mello disse...

Olá Rafael, muito bonito o design do seu blog...você quem criou? Seu escrito está interessante, expressa sua compreensão e traz algumas reflexões...senti falta de saber como você pensaria um momento como esse com seus alunos?
Aguardo também a reflexão sobre nossa discussão do texto 01...

Ivone Maia de Mello disse...

Faltou complementar com uma proposta de atividade incial integrativa...vamos compelementar?